Monsenhor Rafael Rodrigues

Até então, Reitor Da Catedral de Nossa Senhora Da Assunção


 Prezados fiéis da Arquidiocese de Mariana, e a todos que essas letras lerem, saúde, paz e bens.


É com profunda emoção e sentimentos mistos que dirijo esta carta a vocês. Após longos anos de serviço dedicado como Monsenhor e ministro religioso desta amada comunidade, chegou o momento de me despedir e seguir em uma nova etapa da minha jornada espiritual.


Primeiramente, gostaria de expressar minha gratidão a Deus por me conceder a oportunidade de servir nesta Arquidiocese tão rica em história e tradição. Durante meu tempo aqui, tive o privilégio de testemunhar a fé inabalável de cada um de vocês e a profunda devoção com que vivem sua vida cristã. Suas histórias de superação, amor ao próximo e serviço à comunidade têm sido uma fonte constante de inspiração para mim.


Agradeço também a todos os clérigos, religiosos e leigos que compartilharam comigo essa jornada. Seu apoio, colaboração e amizade foram fundamentais para o cumprimento das responsabilidades pastorais que me foram confiadas. Juntos, enfrentamos desafios, celebramos momentos de alegria e crescemos espiritualmente, formando uma verdadeira família de fé.


Nestes anos, trabalhamos incansavelmente para fortalecer nossa comunidade, promover a evangelização e ações de caridade. Nossos esforços foram recompensados com inúmeros frutos, como a formação de novos líderes, o crescimento das pastorais e a presença cada vez mais viva de nossa Igreja no seio da sociedade. É com gratidão que levo essas conquistas no coração.


No entanto, o tempo chegou para mim de atender a um novo chamado. Confiante na vontade de Deus e na orientação do Santo Padre, estou partindo para assumir novas responsabilidades em um novo campo de trabalho. Embora esteja animado com essa nova missão, devo confessar que também sinto uma certa tristeza em deixar para trás esta comunidade tão especial.


Peço a compreensão de vocês diante desta partida e rogo a todos que me acompanhem em oração, para que eu possa cumprir com fidelidade e amor o novo serviço que me é confiado. Que as bênçãos de Deus estejam sempre presentes em suas vidas, guiando-os e fortalecendo-os em sua caminhada de fé.


Saibam que, mesmo distante fisicamente, estarei sempre conectado com cada um de vocês em espírito, intercedendo por suas necessidades e alegrando-me com suas conquistas. Rezo para que a Arquidiocese de Mariana continue a crescer e a florescer, sendo uma luz no mundo e um exemplo vivo do amor de Cristo.


Por fim, peço que perdoem-me por quaisquer falhas ou insuficiências que possam ter surgido ao longo de meu tempo aqui. Se em algum momento falhei em corresponder às expectativas, saibam que foi sempre com o desejo sincero de servir e dedicar-me ao máximo às necessidades de nossa comunidade.


Que a paz de Cristo, que excede todo entendimento, esteja sempre com vocês e lhes conceda serenidade e alegria em todas as circunstancia que vier. Assim com o coração cheio de alegria em seguir o novo ministério na Arquidiocese de Aparecida, me despeço de todos vocês com amor carinho e afeto.