Monsenhor Rafael Rodrigues

Casa Paroquial

Mariana


10 de junho de 2023


Sua Santidade, Papa João Paulo VI

Palácio Apostólico

Cidade do Vaticano


Sua Santidade,


Espero que esta carta encontre Vossa Santidade com saúde e em paz espiritual. Permita-me expressar minha mais profunda devoção e lealdade a Vossa Santidade, e minha gratidão por ter-me confiado as responsabilidades e obrigações da minha posição como Monsenhor.


Com todo o respeito e humildade, dirijo-me a Vossa Santidade para solicitar um afastamento de minhas funções pelo período de três semanas, a partir da data de 12 de junho de 2023. Gostaria de expor as razões para tal pedido, na esperança de que Vossa Santidade compreenda e conceda minha solicitação.


Nos últimos meses, tenho enfrentado um desafio pessoal que tem afetado meu bem-estar físico e emocional. Essa situação tem exigido uma grande carga de energia e concentração, o que tem impactado negativamente meu desempenho e minha capacidade de servir adequadamente à Igreja. Reconheço a importância de meu papel e a responsabilidade que carrego como representante da fé católica, mas sinto que, neste momento, necessito de um período de afastamento para me reenergizar e restabelecer meu equilíbrio pessoal.


Durante esse período de afastamento, pretendo buscar auxílio espiritual e psicológico, bem como descansar e refletir sobre minha missão como sacerdote. Acredito que, ao cuidar de minha saúde e bem-estar, estarei melhor preparado para cumprir meus deveres com amor, dedicação e integridade quando retornar.


Peço humildemente a Vossa Santidade que considere meu pedido com compreensão e misericórdia. Estou ciente do compromisso que assumi em servir à Santa Igreja e aos fiéis, mas acredito firmemente que, ao me conceder esse período de afastamento, estarei em melhores condições para continuar a servir com todo o meu coração e espírito.


Prometo utilizar esse tempo de afastamento de maneira produtiva e em conformidade com os ensinamentos da Igreja. Estou disposto a fornecer todos os detalhes necessários e a designar um substituto adequado para garantir que as responsabilidades sejam devidamente atendidas durante minha ausência.


Novamente, expresso minha sincera gratidão a Vossa Santidade pela oportunidade de servir à Igreja e pelo apoio contínuo que tenho recebido. Rezo fervorosamente para que Deus ilumine Vossa Santidade em todas as suas decisões e a mantenha sob Sua proteção constante.


Com todo o respeito e devoção,

                                                                                                    

Monsenhor Rafael Rodrigues