Monsenhor Rafael Rodrigues

Catedral da Assunção

Casa Paroquial da Catedral

Mariana, MG


10 de junho de 2023


Dom Augusto Hoshiba

Arcebispo

Arquidiocese de Mariana

Palácio Episcopal

Mariana, MG


Prezado Dom Augusto,


Espero que esta carta encontre Vossa Reverência em saúde e sob a proteção divina. Com todo o respeito e humildade, dirijo-me a Vossa Reverência para apresentar um pedido de afastamento de minhas funções clericais por um período de uma semana e meia, a partir do dia 12 de junho de 2023. Gostaria de expor as razões para tal solicitação, na esperança de que Vossa Reverência possa compreender e considerar minha requisição.


Nos últimos meses, tenho dedicado intensamente meu tempo e energia ao serviço da Sé Catedral da Assunção, assumindo diversas responsabilidades pastorais. Embora seja uma tarefa gratificante e repleta de bênçãos, a sobrecarga de trabalho tem afetado minha saúde física e emocional. Sinto que, neste momento, é essencial cuidar de minha própria saúde e bem-estar, para que eu possa continuar a servir ao rebanho de forma adequada e eficaz.


Ao solicitar esse período de afastamento, pretendo aproveitar para descansar, renovar minhas forças espirituais e buscar a orientação divina. Planejo dedicar esse tempo para aprofundar minha relação com Deus, refletir sobre meu chamado sacerdotal e me recarregar espiritualmente. Acredito que, ao cuidar de mim mesmo, serei capaz de retornar com maior dedicação e vigor para servir à Igreja e ao povo de Deus.


Compreendo plenamente a importância do meu papel como sacerdote e a responsabilidade que tenho para com a comunidade paroquial. Asseguro a Vossa Reverência que farei todos os esforços para garantir a continuidade do serviço religioso durante minha ausência. Já estou em contato com o Fr. Otávio, que gentilmente se ofereceu para assumir as responsabilidades pastorais durante esse período e garantir que as necessidades espirituais dos fiéis sejam atendidas.


Dom Augusto, peço-lhe, com humildade, que considere meu pedido de afastamento, levando em conta minha sincera intenção de retornar ao serviço com maior vigor e dedicação após esse período de descanso e renovação espiritual. Estou à disposição para fornecer qualquer informação adicional necessária e colaborar de todas as maneiras possíveis para assegurar uma transição tranquila durante minha ausência.


Agradeço desde já sua atenção e consideração, bem como sua liderança pastoral na Arquidiocese de Mariana. Que Deus o abençoe ricamente em seu trabalho e ministério, e que a Virgem Maria o cubra com seu manto de proteção maternal.


Com estima e gratidão,


Monsenhor Rafael Rodrigues